12 de jul. de 2012

Salve a Velha-Guarda da Portela!

Caros, lamento não postar com uma frequência adequada para a qualidade que eu propus para o blog logo no seu início, mas é que infelizmente eu não tenho tido tempo para me dedicar à musica nesse semestre. Mas, hoje resolvi ressuscitar o blog por um motivo muito especial: O show da Velha-Guarda da Portela aqui em Ouro Preto.

Válido pela programação do Festival de Inverno da cidade, esse show é tido para mim como o principal do evento em 2012 e pela importância que a Velha-Guarda tem para o samba, não poderia ser em uma noite de quinta e muito menos na praça da UFOP.

Mas emfim, você sabe o que é a Velha-Guarda? Caso não, vou escrever uma pequena descrição sobre ela.

Antes de tudo, por que esse nome? Segundo Paulinho de Viola esse nome já corria nas conversas entre esses membros antigos da escola. Para ficar mais claro pra vocês, digo que é o mesmo que existem nas universidades quando vamos chegando na reta final do curso já somos chamados de veteranos. Lá dentro da Portela esses mais experientes eram  naturalmente chamados de Velha-Guarda.

Velha-Guarda em 1975
Nascida no ano de 1970 a Velha-Guarda teve como pai ou ''padrinho'' como é carinhosamente chamado pelos seus membros, o Paulinho da Viola, sambista ainda jovem, mas que já tinha uma visão diferenciada dos demais e viu ali uma importante forma de preservar as belas canções compostas por pessoas que faziam parte da comunidade de Oswaldo Cruz e que corriam risco de serem esquecidas com o passar do tempo e com a mudança que o samba começava a sofrer, deixando de ser um samba mais puro e passando a ser mais comercial. ( hoje é fácil entender isso, qualquer pessoa ao distinguir os dois fala '' eu prefiro o samba de raiz'', só que na verdade, não é um samba de raiz e sim o verdadeiro samba brasileiro.)

Nesse primeiro ano faziam parte do grupo os imãos Mijinha, Manacéa e Aniceto da Portela. Essa equipe de verdadeiros poetas ainda era composta por, Alberto Lonato, Chico Santana, Antônio Rufino dos Reis, Alvaiade, Alcides Dias Lopes, Armando Santos e Antônio Caetano. E para coroar esse ano inicial foi lançado um disco chamado ''Portela Passado de Glória''. Desse disco destaco as músicas ''Sofrimento de quem ama'' e ''Quantas Lágrimas''.

Nos anos 80 foi lançado mais um disco oficial da Velha-Guarda e que por incrível que pareça, foi lançado primeiro no Japão e apenas anos depois chegou ao Brasil. Esse disco é chamado "Doce recordação - Velha-Guarda da Portela''. Dessa obra eu destaco as músicas ''Flor do Interior'', feita para homenagear a Clara Nunes, que havia falecido no ano de 1983 e tinha profunda ligação com a Portela, sendo carinhosamente chamada por eles de ''Madrinha'' e também o Hino da Velha-Guarda da Portela.




Recentemente, em 2008, após pesquisas iniciadas em 1998 foi lançado pela Marisa Monte o documentário ''O Mistério do Samba'' que mostra a Velha-Guarda não só em apresentações, mas sim em sua história, cotidiano, e exemplo para todos. Em cd, a Marisa Monte lançou o '' Tudo Azul'' contendo músicas da Velha-Guarda que ainda não haviam sido gravadas e que foram interpretadas para essa gravação, por ela e pelos membros da Velha-Guarda, entre esses membros destaco o Monarco, Casquinha e as pastoras Tias Doca, Eunice e Surica.

Deste último álbum eu destaco as músicas '' Corri pra ver'', ''Lenço'', ''Volta meu amor'' e ''Minha vontade''. Na verdade destaco apenas essas poucas músicas nesse disco e nos anteriores apenas para no caso do leitor que ainda não conhece esses discos, elas sirvam como uma introdução. Mas na verdade, indico que todos tenham esses discos e vejam todos os vídeos possíveis.

Ao longo do tempo foram gravados diversos discos individuais por integrantes da Velha-Guarda e também por admiradores. Entre os admiradores destaco a Tereza Cristina e o Paulinho da Viola.

Bom, para finalizar, apenas espero que os que ainda não conheciam essa preciosidade da nossa música, passem a conhecer e aqueles que já conhecem, ajudem cada vez mais a divulgar e preservar mais essa parte rica da nossa música popular brasileira. 

É isso, salve a Velha-Guarda da Portela!

Abraços, 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...